Farmacia hospitalar
A seleção de medicamentos é um processo dinâmico, contínuo, multidisciplinar e participativo. Selecionar medicamentos tem como objetivo, escolher dentre todos os itens fornecidos pelo mercado, adotando critérios de eficácia, segurança, qualidade e custo, propiciando condições para o uso seguro e racional de medicamentos, àqueles que são necessários para a utilização no hospital. Para implementar a seleção de medicamentos faz-se necessário a instalação de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica, que é uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, administradores e demais profissionais envolvidos.
A listagem de medicamentos selecionados deve ser constantemente reavaliada, apontando: • Itens em desuso, que devem ser excluídos ou substituídos; • Inclusão de itens com elevados níveis de eficácia clínica, importantes para prevenção, tratamento ou diagnóstico do paciente assistido pelo hospital; • Correta utilização dos itens dispostos por meio do estabelecimento de protocolos e/ou procedimentos operacionais padrão.
Perfil do hospital
Para avaliar o perfil do hospital na seleção de medicamentos o principal aspecto a ser levado em consideração e o tipo de serviço prestado, se ele e geral (atende a maioria das especialidades medicas) ou se e especializado (destinado a atender um tipo especifico de clinica). Se o hospital e geral as classes de medicamentos a serem selecionadas são diversas e muitas em relação a um Hospital especializado, como por exemplo, um hospital oncologico que vai ter apenas medicamentos restritos a oncologia e os medicamentos de suporte.
PROGRAMAÇÃO DE COMPRA – QUANDO E QUANTO COMPRAR
Para a definição da periodicidade das compras, deve se considerar a modalidade de com‑pra adotada, a disponibilidade e a capacidade do fornecedor, a definição dos níveis de estoque, a capacidade de armazenamento do serviço e os recursos orçamentários e financeiros disponíveis . A programação de compras podeser