Farmacia hospitalar
· É um medicamento inovador, inédito no mercado e eficaz e seguros de qualidade assegurado pelo ministério da saúde através da ANVISA.
· Ele é geralmente o primeiro remédio que surgiu para curar uma determinada doença doença e é conhecido pelo nome comercial (a marca) que recebeu do laboratório fabricante.Alguns exemplos de medicamentos de marca: Aspirina[->0], Dorflex[->1], Benegripe[->2], Neosaldina[->3], Cataflan[->4], Viagra[->5], entre outros.Por serem os primeiros a se apresentar com seus princípios ativos, suas marcas ficam conhecidas no mercado e assim são denominados medicamentos de marca ou medicamentos de referência.
· Para criar um remédio de marca, é preciso descobrir um princípio ativo, ou seja, uma substância química que seja capaz de curar uma doença, isso pode levar décadas e torrar milhões de dólares em pesquisa.O laboratório que detém a patente do produto tem exclusividade para produzi-lo durante cinco anos. Depois deste prazo, os laboratórios que estiverem interessados poderão produzir medicamentos genéricos destas marcas.
SITUAÇAO DO USO DOS MEDICAMENTOS DE MARCA ,E A SUBSTITUIÇAO DO GENÉRICO Só um genérico pode substutuir um medicamento de marca. Baseada numa pesquisa feita da ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) , revela-se que 86% dos brasileiros já tiveram um medicamento de marca substituído por genérico por sugestão do farmacêutico.
A entidade ouviu 690 pessoas e 119 médicos em todas as regiões do país.
· Para 83% dos consumidores ouvidos no estudo, os genéricos são tão eficazes quanto os medicamentos de referência. E, para 80% delas, apresentam a mesma segurança.
· Só 8% dos consumidores afirmam que consumir medicamentos genéricos é arriscado.
· A ProTeste encaminhou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pedido para criação de programa de controle para aumentar o grau de segurança dos genéricos. e segundo Odnir Finotti,