Farm Cia
Os boticários surgiram em Portugal no sec XIII, logo após os especieiros e se mantiveram com eles por um período . Os especieiros utilizavam especiarias para fins terapêuticos entrando na composição de variados medicamentos, a evolução dos especieiros para os boticários se deu pela existência de um estabelecimento fixo para a venda de medicamentos, as boticas Em 1338 houve o primeiro documento com referencia à profissão farmacêutica , um diploma que determinava que todos que exerciam a profissão de médico deveriam ser examinados pelos médicos do rei. No sec XVI o numero de boticários ainda era insuficiente , então D. Afonso V concedeu a ‘’Carta de Privilégios dos Boticários “, dando diversos privilégios aos boticários estendendo os benefícios as viúvas que mantivessem as boticas abertas.
Em 1461 foi determinada a separação das profissões médica e farmacêutica, definindo os limites de cada uma o final do sec XV foi elaborado o Regimento dos Boticários de Lisboa nesse regimento eram determinadas uma série de obrigações. As questões relativas a essas profissões estavam debaixo da alçada do FISICO – MOR do reino.
A falta de boticários levou a criação de partidos municipais que abrangiam várias profissões e que atendiam nas comunidades menores que recebiam vantagem e subsídios.Alguns boticários também sofreram perseguição religiosa devido a conversão de judeus obrigatória ao cristianismo.
A Iatroquímica rompeu com o galenismo e aproveitaram todos os avanços na medicina como a anatomia baseada na dissecação de cadáveres, já a iatromecanica caracterizou se pela interpretação por meio de leis da física e mecânica nos seus processos fisiológicos e patológicos .
Boerhaave ensinou