Fariseus E Saduceus
Os saduceus geralmente eram ricos e ocupavam cargos de prestígio em Israel, como o de sumo sacerdote. Eram também a maioria no Sinédrio (conselho que julgava assuntos da lei judaica e da justiça criminal, na Judéia e em outras províncias). Tinham uma grande preocupação em acatar as decisões de Roma (que dominava Israel no período em questão), dando, muitas vezes, mais importância à política do que à religião. Vale destacar que os saduceus não eram bem vistos pelo povo, já que faziam parte da elite e apoiavam os romanos. Esse grupo deixou de existir após a destruição do Templo de Jerusalém, em 70 d.C., já que tinha uma forte tendência política. Os fariseus geralmente eram indivíduos de uma classe social intermediária. Embora fossem minoria no Sinédrio, eram indispensáveis, pois tinham o apoio do povo judeu. Essa popularidade rendia-lhes muitas conquistas no conselho.
Algumas diferenças, entre fariseus e saduceus, podem ser destacadas:
- Os saduceus eram mais conservadores. Consideravam apenas a Palavra escrita (hoje, o Velho Testamento) como divina, enquanto os fariseus colocavam a tradição oral em igualdade com a mesma.
- Os saduceus negavam a ressurreição dos mortos, além da existência de anjos e demônios, enquanto os fariseus aceitavam (Atos 23:8).
- Apenas os fariseus acreditavam em vida e recompensa/punição após a morte.
- Os saduceus defendiam a ideia do livre-arbítrio humano, enquanto os fariseus atribuíam os acontecimentos à vontade de Deus.
Porque é o maior mandamento?
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento”. No meu ponto de vista é o maior, pois se eu amar a Deus acima de todas as coisas, com certeza cumprirei os outros mandamentos, porque o verdadeiro amor nos leva a fazer coisas que agradem a outra pessoa, nesse caso Deus. Por isso, consequentemente os outros mandamentos serão cumpridos, se o primeiro for compreendido e praticado.
Qual a diferença entre o