Faraday
1. Descreva como os estudos desenvolvidos por Gilbert e Franklin contribuíram para a evolução da idéia de carga elétrica.
R: A eletrização de um corpo devia-se à falta ou ao excesso de elétrons, conseqüentemente, há uma aproximação entre a real causa de eletrização de um corpo e a teoria do fluido único, desenvolvido por Franklin. Na teoria do fluido único, quando houvesse falta do fluido elétrico, o corpo estaria eletrizado negativamente, assemelhando-se então à verdadeira causa pela qual um corpo está eletrizado negativamente, que é a falta de elétrons.
2. A pilha inventada por Volta representou um grande avanço para aquela época, e até os dias de hoje ainda nos servimos dessa invenção. Como ela foi construída?
R: No seu relatório, Volta descreve as sensações que sentia quando tocava simultaneamente com os dedos úmidos nos terminais da pilha. Em algumas das experiências que realizou, mergulhava as mãos em dois recipientes que continham soluções dum sal, os quais eram ligados aos terminais da pilha através de uma fita de cobre; deste modo sentia com maior intensidade o choque elétrico. Volta construiu diferentes tipos de pilhas nas quais dispunha trinta, quarenta ou sessenta elementos associados. Foi-lhe possível investigar a ação da pilha sobre o fluido elétrico, consoante o número de elementos, e verificou que o choque elétrico aumentava de intensidade com o número de elementos da pilha utilizados. A partir de vinte elementos, a experiência tornava-se já dolorosa.
3. Gilbert também contribuiu com os estudos sobre fenômenos magnéticos. Pesquise e descreva o que ele chamou de eflúvio.
R: Gilbert determinou que corpos submetidos ao atrito emitiam uma substância denominada effluvium, que se espalhava em todas as direções atraindo corpos próximos à sua região de influência.
4. Quais os principais avanços que os trabalhos científicos de Maxwell trouxeram em relação aos estudos desenvolvidos por Faraday?
R: Uma questão