FAP Resenha3
449 palavras
2 páginas
Resenha: “Os paradigmas da Administração Pública no Brasil”O texto inicia levantando questionamentos básicos antes de adentrar no complexo contexto que rege a evolução da Administração Pública no Brasil. O autor levanta questões como: “o que é Administração Pública? ”, “Quais seus paradigmas? ”, “O que e como se escreveu a respeito? ” Entre outras. Tais questões têm o intuito de nortear a evolução sofrida pelo tema no último século.
O artigo é dividido que quatro paradigmas principais, cada um retratando um momento histórico vivido pela administração pública ao longo dos anos. Fica claro o desejo do autor de mostrar o quão complexo é o tema, visto que, em quase todos os períodos retratados, a administração pública aparece atrelada a outro assunto.
O primeiro paradigma tem como assunto principal o vínculo existente entre a administração pública e as ciências jurídicas. O autor deixa claro que o vínculo entre os dois temas está diretamente ligado ao contexto específico da colonização na América Latina. Ele afirma que a grande influência que converge nessa ligação é proveniente da vinda dos espanhóis e portugueses, que trouxeram consigo doze séculos de legislação romana. Nesse contexto são ressaltadas as diferenças estre os países de cultura latina à cultura anglo-saxônica.
Como segundo paradigma, o autor apresenta a ideia de administração pública como ciência administrativa. Por se tratar de um longo período, foi dividido, a critério do autor, em três fases. A primeira fase apresenta uma forte racionalização, muito inspirada na ideia das escolas clássicas baseadas em Taylor e Fayol. Na segunda fase, percebe-se a necessidade de uma modernização na forma de administrar, visto que a pressão internacional direcionava os países pobres para que os mesmos pudessem obter pré-condições para investimentos. Foi um período marcado pelo desenvolvimento técnico e alta produção de conhecimento em administração. A terceira fase é marcada pelo crescimento da máquina