FAO - Memorial Cooperação Técnica
Memória de
Cooperação Técnica
SUMÁRIO
Apresentação
Listas de siglas
1. A FAO
2. Destaques históricos da FAO no Brasil
3. A FAO e o contexto brasileiro
3.1. Segurança Alimentar, redução da Pobreza e Desenvolvimento
Rural
3.2. Agricultura e Pecuária
3.3. Gestão Sustentável dos Recursos Naturais:
O Setor Florestal no Brasil
O Setor Pesqueiro no Brasil
4. As histórias de Sucesso
Projeto Educando com a Horta Escolar – UTF/BRA/067
Produzir – UTF/BRA/040
Projeto Dois Irmãos – GDCP/ITA/001
5. Bibliografia
Apresentação
O presente documento é uma tentativa de resumir o trabalho que a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) tem realizado no Brasil, desde a sua fundação, destacando os eventos e realizações mais importantes, as lições que delas foram aprendidas e como a plataforma de colaboração entre a
FAO e o Governo Brasileiro se consolidou ao longo do tempo, baseada no compromisso por uma causa comum de combate à fome, combate à pobreza e promoção de uma agricultura econômica, social e ecologicamente sustentável.
Quando a FAO se estabeleceu na América Latina em 1949 e no Brasil e 1951, o país tinha uma população aproximada de 80 milhões de habitantes, com características sócio- econômicas muito diferentes das que vemos hoje. A população do Brasil é de aproximadamente 200 milhões de habitantes e o tecido demográfico e social sofreu modificações drásticas.
O que é fundamental realçar é que, para além da explosão demográfica e problemas que daí advieram, o Brasil mostrou determinação na busca de soluções para os problemas e é hoje um exemplo de sucesso no combate à fome e à miséria. Muito embora estes males não estejam totalmente erradicados no País, os avanços são notáveis e os elementos de sustentabilidade dessa evolução estão presentes em seu quadro institucional.
Outro fato atual de sustentabilidade é que o Brasil dispõe de recursos humanos em quantidade e qualidade para enfrentar com