Famílias
RESUMO
Este artigo buscou descrever, analisar e apresentar como se desenvolve a aplicação da Terapia Comunitária, para posterior reflexão sobre a repercussão no cotidiano das famílias participantes. Esta metodologia, enquanto um dos instrumentos de trabalho com as famílias visa à melhoria da qualidade de vida. Na Terapia Comunitária, ao se aprender a lidar com as adversidades, o indivíduo olhará as mazelas da vida com outros olhos e terá maior equilíbrio emocional. Para a realização do trabalho se fez uso da pesquisa ação participante, pois a autora é facilitadora do grupo de terapia comunitária e se baseará nos depoimentos dos participantes, cujos nomes serão preservados. Também foi utilizada pesquisa bibliográfica em livros, periódicos e sites especializados. O objetivo geral do trabalho buscou analisar a metodologia da Terapia Comunitária e os avanços observados entre os participantes, os objetivos específicos são averiguar o fortalecimento de vínculos e demonstrar as mudanças ocorridas. Como principais balizadores foram citados alguns conceitos e a metodologia propriamente dita.
Palavras Chaves:
Cotidiano, Família, Terapia Comunitária, Resiliência, Auto Estima, Transformação
1-Psicóloga. Aluna de Pós Graduação de Metodologia do Trabalho em Família- Itecne, Curitiba-PR. Orientadores Prof. Almir Sandro Rodrigues e Prof. Anelise Bertuzzi Mota.
INTRODUÇÃO Este artigo tem como finalidade relatar a aplicação da metodologia da Terapia Comunitária com reflexão sobre a repercussão no cotidiano das famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas no CRAS Rua da Cidadania de Santa Felicidade. Por cotidiano, entende-se aquilo que se faz habitualmente, todos os dias. As ações corriqueiras, os gestos, a linguagem percebidos como triviais, contudo eles são influenciados e influenciam a cultura da família, da vizinhança e da comunidade.