Famílias homossexuais
Definição de família homossexual e sua diversidade 3
Casais homossexuais e sua relação com a família de origem 5
A parentalidade nas famílias de casal homossexual 6
Estigma social da parentalidade homossexual 9
Os lutos na homossexualidade
10
Conclusão
12
Referências Bibliográficas
13
Anexos
Anexo 1 - Desafios que enfrentam as famílias cujos filhos são homossexuais ao longo do ciclo vital
Índice
Introdução
No âmbito da unidade curricular “Psicologia da Família e das Redes Sociais” foi-nos proposta a realização de um trabalho que teve como objetivo a pesquisa e análise de documentos relativos a uma temática dada a escolher. Foi selecionado o tema “Famílias Homossexuais”, tendo como intuito a desmistificação dos conceitos formados pelo senso comum.
Embora se assista a um aumento dos estudos acerca de famílias homossexuais, estes centram-se no indivíduo e não exatamente na família e na sua dinâmica, daí a informação existente acerca destas famílias ser ainda muito diminuta. Laird (1993) cit. in Allen & Demo (1995) concluiu que apenas foram realizados estudos num pequeno grupo desta população, proporcionando breves relances sobre o dia-a-dia dessas famílias.
Na sociedade atual ainda perduram alguns mitos relacionados com a orientação sexual, onde numa sociedade claramente homofóbica, ainda nos deparamos com conceções estereotipadas e redutoras acerca da mesma.
Abordaremos alguns mitos relacionados com este tema, como por exemplo um dos mais comuns que é o de que as crianças que crescem no seio de uma família homossexual serão elas próprias homossexuais futuramente, ou que exibirão alguma ambiguidade em termos da sua sexualidade. Serão apresentadas evidências que corroboram estes mitos.
Neste trabalho será dada uma definição de família homossexual e sua diversidade, sendo que ainda não existe uma definição universal devido