Família
FCS – Faculdade de Ciência da Saúde
PROJETO PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I
Grupo: Adriana, Aline, Andreia, Érika, Giovanni, Maria Helena, Natália e Thaís Nunes
INTRODUÇÃO
Os temas que abordaremos fazem parte da contemporaneidade da conjuntura da sociedade, no qual iremos focar a família sendo o primeiro grupo social, entendendo seu papel na formação do indivíduo e os agravantes dentro da dinâmica familiar. Esta se estabelece a partir dos modelos criados pela própria sociedade, mas que tem se desvinculado do tradicionalismo existente. Assim, modificam-se todos os valores antes exigidos do grupo familiar. No entanto, mesmo com os novos modelos familiares, o sentido social da família não se alterou, ou seja, preparar os indivíduos para a vida em sociedade.
Sendo a educação uma extensão da célula base da sociedade, observamos nesta esfera uma educação subterfugia diante das necessidades atuais. A primeira educação era aplicada dentro do lar, hoje os pais esperam do sistema educacional que ensine aos seus filhos valores como a moral e a ética. E é dentro da escola que se manifesta a realidade das famílias a partir dos comportamentos dos alunos.
Outra situação que se apresenta é a violência doméstica não atinge apenas as mulheres, mas também os adolescentes, crianças, deficientes, idosos e homens. Um fenômeno que vem cada vez mais assumindo espaço em proporções elevadas. Esta violência apresenta-se no ápice da conjunção de uma série de questões sociais, um assento recorrente que pode manifestar de diversas maneiras além da agressão física.
O objetivo desta pesquisa realizado dentro das técnicas da metodologia bibliográfica e documental é refletir sobre as mudanças dentro da instituição família, que exige compreender os percursos em que a sociedade esta se enquadrando, onde sua atual gestão vem enfrentando diversas demandas de modo