Família TTL e CMOS
LAFAIETE – CES-CL
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
PORTAS LÓGICAS CMOS E TTL
WILLIAN SÉRGIO LIMA DE OLIVEIRA
CONSELHEIRO LAFAIETE – MG
2014
WILLIAN SÉRGIO LIMA DE OLIVEIRA
PORTAS LÓGICAS CMOS E TTL
Trabalho apresentado ao Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete- CES-CL, como requisito a obtenção de créditos na disciplina de SISTEMAS DIGITAIS I, no curso de Engenharia Elétrica.
Orientador: Professor José Antônio Prates de Oliveira
CONSELHEIRO LAFAIETE - MG
2014
SUMÁRIO
SUMÁRIO 6
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da tecnologia dos circuitos integrados veio permitir um desenvolvimento muito rápido da Eletrônica Digital e consequentemente do projeto de sistemas digitais. Circuitos integrados são dispositivos semicondutores nos quais uma única pastilha - CHIP - de silício integra um certo número de resistores, diodos, transistores, etc; número este que pode ser elevadíssimo, ultrapassando a casa dos milhares. Devido a inúmeras vantagens, como: tamanho reduzido, baixo consumo de potência, baixo custo, alta velocidade e confiabilidade; os circuitos digitais em sua quase totalidade são construídos com CI’s. Os circuitos integrados são agrupados em famílias de acordo com as suas tecnologias de produção e as características herdadas a partir deste processo. As duas principais famílias de CIs são:
TTL - Transistor Transistor Logic - desenvolvida com transistores bipolares;
CMOS - Complementary Metal Oxide Semiconductor - desenvolvida com transistores de efeito de campo.
2 FAMÍLA TTL
Os circuitos integrados da família TTL são encontrados em duas series denominadas 74 (para uso comercial) e 54 (para uso militar). Originalmente, os circuitos integrados foram destinados para uso militar, onde tamanho, consumo, potência e confiabilidade eram preponderantes. Porém em 1964, surgiu a versão comercial de custo inferior. Respeitando-se algumas