Família Pós-Divórcio: A Visão dos Filhos
Família Pós-Divórcio:
A Visão dos Filhos
Family after divorce: Children´s view
Leila Maria
Torraca de Brito
Artigo
Universidade do Estado do
Rio de Janeiro
Agradeço às hoje psicólogas
Carla Veloso Carneiro, bolsista de iniciação científica PIBIC/
UERJ, e Laura Cristina Eiras
Coelho Soares, bolsista PIBIC/
CNPq, pelo trabalho realizado na coleta de dados da pesquisa. PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2007, 27 (1), 32-45
33
PSICOLOGIA CIÊNCIA E
PROFISSÃO, 2007, 27 (1), 32-45
Resumo: O artigo apresenta resultados de pesquisa qualitativa realizada com jovens adultos – filhos de pais separados –, quando se procurou analisar como percebem as mudanças que ocorreram em suas vidas em decorrência do rompimento conjugal dos pais, especialmente em relação à convivência familiar. Com esse objetivo, foram realizadas 30 entrevistas individuais com pessoas das camadas médias da população, residentes no Rio de Janeiro, na faixa etária de 21 a 29 anos, filhos de pais separados.
Esperada por alguns entrevistados, inexplicável para outros, a separação dos pais trouxe desdobramentos vistos como desagradáveis por alguns filhos. Dentre essas repercussões, destaca-se o fato de serem colocados no centro das desavenças, o afastamento do pai que saiu de casa, a preocupação com o genitor com quem ficaram residindo e a dificuldade para aceitar novos relacionamentos dos pais. Pela impossibilidade de se generalizar as conseqüências do divórcio para os membros da família, conclui-se que é de grande importância a avaliação dos desdobramentos da separação conjugal de forma diferenciada no que diz respeito aos pais e aos filhos.
Palavras-chave: parentalidade, separação conjugal, divórcio, Psicologia jurídica. Abstract:This paper presents qualitative research done with young adults, children of divorced parents, to whom questions were asked, in a general sense, on how they had felt the changes in their personal lives after the
separation.