Família na educação dos filhos
Com o surgimento das escolas, estas passaram a assumir a total responsabilidade no sentido de educar e formar cidadãos para a sociedade. Esperava-se que a escola transmitisse conhecimento e passasse valores e ideologias aos seus frequentadores, despertando neles uma profissão para se tornarem uma pessoa bem sucedida.
Hoje, qual é o papel da escola? Qual a sua importância? Qual a função da família na vida escolar dos filhos? De acordo com Augusto Cury (2003, p.155) já acreditava que a escola deve educar seus filhos para a vida, extraindo da fraqueza a força, do desespero a esperança, das lágrimas o sorriso e dos fracassos a sabedoria.
A escola é um espaço de construção e reflexão onde são produzidos conhecimentos que vão sendo repassados e aprimorados de geração em geração, mas para que isso aconteça a escola deve preocupar-se em transmitir o conhecimento de forma atraente, fazendo com que os alunos estabeleçam a relação daquilo que aprendem com aquilo que necessitam para viver melhor e contribuir para com o desenvolvimento da sociedade.
A família é o primeiro contato social que o indivíduo possui, é nela que ele aprende a falar, comer, vestir-se, sentir-se protegido, amado, respeitado. A família é a unidade básica da interação social, onde a criança começa a aprender a respeito dos limites, a estabelecer relações de amor e de construção de laços afetivos.
As famílias têm passado por muitas mudanças e o maior problema que os filhos têm enfrentado é não possuir uma estrutura familiar que ofereça a eles condições favoráveis à