Família contempôranea
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11
REFÊNCIAS............................................................................................................13 1 INTRODUÇÃO
A instituição da família tem passado por muitas transformações ao longo das ultimas décadas. Mais antes de tudo resgatemos o significado de família: família é uma instituição social fundamental, cujas contribuições dependem todas as outras instituições se justificam dada a importância do tema para se entender a natureza das sociedades, tanto no presente como no passado. A família desempenha papel decisivo na educação formal e informal. Em seu espaço são absorvidos os valores éticos e humanitários, aprofundam-se os laços de solidariedade, constroem-se as marcas entre as gerações e são observados valores culturais.
É na família que os indivíduos se relacionam e trocam experiências, visto que ela é, ao mesmo tempo, um espaço de conflito cooperativo e um espaço determinante de bem-estar através da distribuição de recursos, passando muitas vezes a refletir diretamente dúvidas, aspirações e questões pessoais. Na família os filhos e demais membros encontram o espaço que lhes garantem a sobrevivência, desenvolvimento, bem-estar e proteção integral através de aportes afetivos e, sobretudo, materiais. Enfim um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto.
Mas os tempos mudaram. Como se encontra a instituição da família hoje? Suas estruturas mudaram? Para melhor ou para pior?
A família se encontra forte ou enfraquecida de ante as tantas questões sócias?
Das famílias tradicionais da sociedade patriarcal a chefia feminina