Familias lógicas de circuitos integrados
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA
CATARINA
Curso superior de Engenharia Elétrica
Jonas Fortunato Honorato
Famílias Lógicas de Circuitos Integrados
Florianópolis
2013
Circuitos Integrados
Circuitos integrados são constituídos de varias portas logicas integradas a uma mesma pastilha de silício, de maneira a obter-se vários circuitos em um pequeno espaço, trazendo vantagens como: custo reduzido devido a produção em grande escala, sistemas mais confiáveis, redução de potencia elétrica consumida. Possuem também algumas limitações, pois estes não suportam correntes ou tensões elevadas.
Parametros de tensão e corrente
Apesar do grande número de fabricantes de circuitos integrados, grande parte das nomenclaturas e terminologias nesta área é padronizada, estes são os termos mais utilizados:
VIH: Tensao de entrada correspondente ao nível lógico alto. Qualquer nível de tensão abaixo deste não será considerado nível lógico alto por um circuito digital.
VIL: Tensão de Entrada Correspondente ao Nível Lógico Baixo. Qualquer tensão acima deste nível não será considerada nível lógico baixo por um circuito digital. VOH: Tensão de Saída Correspondente ao Nível Lógico Alto. Tal parâmetro normalmente é especificado por seu valor mínimo.2
VOL: Tensão de Saída Correspondente ao Nível Lógico Baixo. Tal parâmetro normalmente é especificado por seu valor máximo.
IIH: Corrente de Entrada Correspondente ao Nível Lógico Alto. Valor da corrente que circula na entrada de um circuito digital, quando um nível lógico alto é aplicado em tal entrada.
IIL: Corrente de Entrada Correspondente ao Nível Lógico Baixo. Valor da corrente que circula na entrada de um circuito digital, quando um nível lógico baixo é aplicado em tal entrada.
IOH: Corrente de Saída Correspondente ao Nível Lógico Alto. Valor da corrente que circula na saída de um circuito digital, quando um nível lógico alto é gerado em tal circuito, respeitadas as limitações para carregamento da saída.
IOL: