Familia
1 – Cabeçalho
Deve conter não apenas o seu logo e o nome da empresa, mas você deve também nomear o documento (Proposta Técnica ou Proposta Comercial ou ainda Proposta Técnica e Comercial) e o nome ou assunto do projeto, assim como o nome do cliente.
2 – Carta, Considerações Iniciais ou Visão Geral
Inicie com uma breve carta, ou então com um ou dois parágrafos com suas considerações iniciais, ou então visão geral, onde você deve mencionar o que ocasionou a proposta.
3 – Necessidades do Cliente
Você pode fazer um tópico especificando quais as necessidades do cliente.
4 – Diagnóstico
Em seguida, diga qual é o seu diagnóstico, ou como você acredita que as necessidades do cliente poderão ser atendidas.
5 – Detalhamento
Este próximo tópico detalha como você pretende executar o projeto. É o momento de explicitar as suas qualificações técnicas, detalhando quais as intervenções previstas, os objetivos e resultados esperados, benefícios do projeto, público envolvido e beneficiado.
Deve incluir todas as fases ou etapas do projeto e profissionais envolvidos na sua realização, recursos necessários, recursos disponíveis, custos envolvidos, necessidade de recursos externos/contratação de serviços de terceiros, prazos, produtos finais, formato e condições de entrega, e o que você precisa da empresa para poder executar o projeto (disponibilização de informações ou recursos, etc).
O detalhamento inclui também as atividades previstas (por exemplo, entrevistas com profissionais da empresa, etc).
6 – Metodologia
Inclua a metodologia a ser empregada.
7 – Plano de Ação
Pode incluir cronograma de atividades e atribuições, produtos finais de cada fase e prazos. Deve fornecer um retrato completo da execução do projeto (Quem, Quando, Como, Recursos, Verba).
No Plano de Ação, é também conveniente estabelecer um plano de comunicação com o cliente. Para tanto, recomendamos a leitura do post PLANEJAMENTO.
8 – Atribuições
É