familia e trabalho na reestruturação produtiva
Família: novas configurações e rede de apoio
Inicialmente faremos algumas considerações sobre importância da linguagem para a família, onde as formas de narrativas são fundamentais no sentido de transmitir valores e costumes. Em seguida realizaremos um breve histórico da família. E por último apresentaremos a família como rede de apoio e solidariedade. Devido a sua complexidade e heterogeneidade, refletiremos em torno de
“famílias” e não apenas de uma “família” estática e fechada. Apesar de certo
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0610370/CA
período histórico ressaltar características de um determinado tipo de família, outras configurações familiares deviam existir nessa mesma conjuntura.
3.1.
Família e suas novas configurações na atualidade
Segundo Grandesso (2006)48, todos os povos, todas as raças constroem e mantêm suas tradições colocando na linguagem, em forma de narrativas, os usos e costumes, preservando a continuidade da existência nos relatos próprios das tradições orais e escritas das comunidades, instituições e famílias.
De acordo com a autora, as conversações em família inventam a vida privada, garantindo a transmissão de tradições, valores, padrões, mitos e rituais próprios da cultura familiar, criando uma identidade em constante movimento.
É importante mencionar, que as histórias construídas entre os integrantes da família através de palavras, gestos, atitudes e, mesmo no que se diz pelo
48
GRANDESSO, M. A. Família e narrativas: histórias, histórias e mais histórias. In: CERVENY,
C. M. O. (Org.). Família e. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
54 silêncio, constroem uma rede de crenças compartilhadas sobre a família de cada um, mantida e ressignificada em diferentes contextos de vida (Grandesso, 2006).
A autora relata que cada família organiza sua história numa narrativa oficial construindo os significados para a experiência vivida dentro dos limites da sua cultura e de seu mundo.
Para compreendermos como a