familia e sociedade
Serviço Social
Família e Sociedade
Professor: Ana Lúcia A. Antonio
Aluno: Luciana Vasconcelos Mendes
Ra: 414217
Acaraú, 24 março de 2013
Resumo
O presente estudo traz à discussão das famílias na sociedade, influenciando as relações individuais e socioculturais. Analisando que em cada momento histórico a família teve um papel diferente e marcante na história da sociedade. Além de estar entendendo as transformações sociais e constituindo pelo conjunto de pessoas unidas o grau de parentescos.
Introdução
Este trabalho tem por finalidade apontar a família na perspectiva sóciohistórica, as suas funções sociais, a sua relação com o Estado.
Nele está descrita uma breve interpretação de família, desmistificando o “mito da família” e analisando-a nos processos de exclusão social, como demanda para o Serviço Social e a ação do Assistente Social com essas famílias.
Na primeira parte será apresentada a família segundo uma perspectiva teórico-metodológica crítica, como uma construção social, que nos diversos períodos e locais da história se apresentou com diferentes estruturas da sociedade em relação a família.
Na segunda parte será apontado o conceito de exclusão social e os seus processos que rebatem nas famílias, e será lembrado também a exclusão intrafamiliar .
A família como demanda para o Serviço Social será apresentada na terceira parte, conceituando as suas funções sociais e a busca pela efetivação desta, lembrando que a família que tem o papel de proteção e cuidado, contudo também precisa de cuidados. Será ressaltado o trabalho do Assistente Social com as famílias buscando a autonomia, a equidade, a qualidade de vida e desenvolvimento humano desta família que é sujeito com o qual o profissional trabalha.
AS FAMÍLIAS NA SOCIEDADE
Com o passar do tempo os casamentos que entretanto eram considerados, onde o homem detinha o poder do