Familia e sociedade
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO DE JUNDIAÍ- SP
CURSO: SERVIÇO SOCIAL ESPECIAL
DISCIPLINA: Família e Sociedade
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
TEMA: A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL EM FAMÍLIAS
Relatório Família e Sociedade
A família ao longo da história apresentou significativas mudanças em sua estrutura, avançando da noção universal de nuclear, formada por um casal e seus filhos para uma perspectiva teórica metodológica crítica, na qual são analisados inúmeros aspectos: econômicos, políticos, sociais, assim como sua relação com Estado e sociedade. No século XVI e XVII a família era formada com base em interesses econômicos, como por exemplo a manutenção da riqueza e das terras, e por muito tempo o valor da mulher resumiu-se à sua função reprodutiva.
Vemos portanto, que a cada momento histórico a família tem suas configurações, baseadas na sociedade e padrões das relações sociais, portanto não há como analisarmos corretamente o conceito de família sem a ele vincularmos o aspecto econômico, político e social existentes em cada época.
A concepção exprimida pela sociedade ainda nos dias atuais, de que o homem constitui autoridade moral e que a mulher tem o papel de mantenedora da unidade familiar faz com que uniões que diferem desse padrão fiquem à margem da sociedade, excluídas.
Mas, independente de seu modelo a família tem o papel de proteção e cuidado, no entanto quando essa função é abalada pelas questões sociais, ela passa a desempenhar uma demanda para o Serviço Social, na qual este e a família se articulam de forma significativa e determinante.
Tal exclusão social origina-se no modo de produção capitalista, exatamente no momento em que se apresenta a incoerência advinda da relação capital e trabalho, na qual quem produz, não participa efetivamente dos lucros.
O profissional vai se deparar com famílias vulneráveis em risco social, fragilidade e ruptura de vínculos de afetividade e