Familia ttl
Os circuitos lógicos digitais são parte integrante de uma grande quantidade de projetos. Estes circuitos se baseiam totalmente em duas grandes famílias de circuitos integrados que são compatíveis entre si. Estas famílias possuem os blocos básicos para a realização da maioria dos projetos o que facilita bastante sua utilização prática. Uma das famílias de maior importância, por sua compatibilidade também com os circuitos dos computadores é a família TTL que justamente o assunto deste nosso artigo.
A família TTL foi originalmente desenvolvida pela Texas Instruments mas hoje muitos fabricantes de semicondutores produzem seus principais circuitos.
Esta família é principalmente reconhecida pelo fato de ter duas séries que começam pelos números 54 para os componentes de uso militar e 74 para os componentes de uso comercial.
Assim, podemos rapidamente associar qualquer componente que comece pelo número "74" à família TTL.
Na figura 1 mostramos uma porta típica TTL.
NAND TTL Trata-se de uma porta NAND de duas entradas que logo chama a atenção pelo fato de usar um transistor de dois emissores.
A característica mais importante desta família está no fato de que ela é alimentada com uma tensão de 5 Volts.
Assim, para os componentes desta família o nível lógico 0 é sempre a ausência de tensão ou 0 V enquanto que o nível lógico 1 é sempre uma tensão de +5 V.
Os níveis lógicos para serem reconhecidos devem estar dentro de faixas bem definidas.
Veja então que, conforme mostra a figura 2, uma porta TTL reconhecerá como nível 0 as tensões que estiverem entre 0 e 0,8 V e como 1 os que estiverem numa outra faixa entre 2,4 e 5 V.
Tensão baixa, nível 0, tensão alta, nível 1. Entre essas duas faixas existe uma região indefinida ou que deve ser evitada.
Existem centenas de circuitos integrados TTL disponíveis no mercado para a realização dos projetos.
A maioria deles está em invólucros DIL de 14 e 16 pinos, conforme mostra a figura