familia ttl e cmos
A Lógica Transistor-Transistor (Transistor-Transistor Logic ou simplesmente TTL) é uma classe de circuitos digitais construídos detransistores de junção bipolar (BJT), e resistores. Isso é chamado lógica transistor-transistor porque ocorrem ambas as funções porta lógica e de amplificação pelos transistores (em contraste com a RTL e a DTL). Isso é notável por ser uma família difundida de circuitos integrados (CI) usada por muitas aplicações como computadores, controle industrial, eletrônica de consumo, sintetizadores etc. Por causa do grande uso desta família lógica, sinais de entrada e saída de equipamentos eletrônicos pode ser chamada entrada ou saída "TTL", significantemente compatível com os níveis de tensão usados.
Estes circuitos têm como principal característica a utilização de sinais de 5 volts para níveis lógicos altos. Seus circuitos integrados são constituídos basicamente de transístores, o que os torna pouco sensíveis à eletricidade estática.
História[editar | editar código-fonte]
Se tornou popular com sistemas criados em 1962 depois a Texas Instruments introduziu a série7400 de Circuitos Integrados, que tinha uma grande quantidade de funções lógicas através de vários CIs, e a Sylvania Produtos Eletrônicos introduziu uma família equivalente. A Texas Instruments se tornou a indústria pioneira, mas os TTL são fabricados pela Motorola, Signetics, SGS-Thomsom, National Semicondutor e muitas outras companhias.Os TTL se tornaram importantes pelo seu baixo custo e pela sua praticidade.
O Kenbak-1, foi o primeiro computador pessoal, usando TTL na sua CPU formando um microprocessador , que não existia em 1971.
De acordo com o inventor, o componente mais caro de tal computador era a memória, não o processador.[1]
Funções[editar | editar código-fonte]
Os circuitos integrados.
Cada circuito integrado executa uma função separada, como:
Portas lógicas como AND, OR, NAND, NOR, XOR, NOT flip-flops latch
Contadores Ripple, simultâneos,