Familia monoparental
Levantamentos de dados:
Mais de duas mil famílias são beneficiadas pela bolsa escola no município de Jequié (dados retirados do segundo maio bairro da cidade de Jequié. Bairro Joaquim Romão onde consta um dos maiores números de famílias,levantamento feito pelo agentes comunitários pertencentes ao Posto de saúde da família Rubens Xavier do bairro do bairro Joaquim Romão); sendo que 82% são mulheres e cerca de são 68% solteiras ou viúvas e não tem companheiros.
Introdução
A sociedade contemporânea tem proporcionado mudanças no sistema familiar. Ao fazermos uma reflexão no passado, período de nossas avós pode perceber que o modelo predominante era um casal, formado por um homem (provedor financeiro) e uma mulher (administradora do lar e responsável pelo cuidado e educação dos filhos) Hoje em dia podemos perceber outro tipo de valores que se tem uma família, ou seja, uma nova realidade, onde cada vez mais os parceiros vêem se alternando os papeis conjugais e sendo assim dividindo suas responsabilidades de tal forma que a hierarquia foi se perdendo. Dando origem a famílias igualitárias, não havendo distinções entre os gêneros.
Um grande desafio decorrente do contexto atual sócio- econômico e político ganha uma dimensão cada vez mais complexa. Algumas dessas características apontam para a família mono parentais, na qual a mulher se apresenta como responsável pela criação e sustento dos filhos.
Conclusão
Nos tempos de hoje podemos perceber as diversas formações familiares; a família nuclear deixou de existir e passou a ser a mono parental e outras diversas moneclaturas, aquela composta por vários membros de uma mesma família ou apenas parentes mais íntimos esta analise feita tem por objetivo destacar a relevância da categoria família no contexto das mudanças ocorridas no decorrer dos tempos no plano