Familia Linguistica
Família Linguística é um grupo de línguas provenientes de uma mesma descendência, ou de uma mesma linhagem, que derivam de uma língua ancestral comum. Esse grupo de línguas é identificado através da Filologia, ciência que estuda uma língua a partir de documentos escritos, considerando fatos externos e internos que influenciaram na evolução de uma determinada língua ao longo do tempo. Sendo assim, a família linguística é uma unidade filogenética, o que significa dizer que todos os seus membros derivam de um ancestral comum chamado de “protolíngua”. Este ancestral é geralmente muito pouco conhecido diretamente, uma vez que a maior parte das línguas tem uma história escrita muito reduzida. Um exemplo é a família linguística indo-européia: muitos dos linguistas e filólogos que trabalham pelo método histórico-comparativo, sustentam a tese de que o indo-europeu é o eixo comum de todas as línguas oficiais dos países da Europa Ocidental, com exceção do basco, e que subdividem-se em quatro ramos da família indo-européia: o helênico (grego), o românico (português, italiano, francês, castelhano, etc.), o germânico (inglês, alemão) e o céltico (irlandês, gaélico).
Família Linguistica Indo- Europeia
A Origem da Língua Portuguesa Português vem do Latim vulgar
O latim era uma língua corrente de Roma, e que através de seus soldados conquistou regiões imensas. Com as conquistas o latim é levado a muitos lugares seja pelos soldados romanos, pelos colonos ou pelos homens de negócios. Fazendo assim a difusão do latim, se expandindo por toda a Itália, depois pela Córsega e Sardenha, pela Gália, pela Espanha, pelo norte e nordeste da Récia, pelo leste da Dácia. Ele se difundiu acarretando falares diversos de conforme as regiões e povoados, surgindo daí as línguas românticas ou novilatinas.
Românticas porque tiveram a mesma origem: ao latim vulgar. Essas línguas são, na verdade, continuação do latim vulgar. Essas línguas românticas são: