Familia - frases
A enfermagem, como profissão, teve a sua origem nos cuidados de manutenção da vida, indissoluvelmente associados à família, porém a enfermagem de família, como área disciplinar no contexto da enfermagem é mais recente e tem o seu desenvolvimento teórico fundamentado em teorias das ciências sociais, terapia familiar e enfermagem. A integração destas teorias permitiu o desenvolvimento teórico, prático e de investigação em enfermagem de família (ICN, 2001; Wright e Leahey, 2002).
São vários os estudos que demonstram que, apesar destes desenvolvimentos, a família é ainda perspectivada pelos enfermeiros de forma fragmentada, uma unidade divisível em partes, em que os cuidados de enfermagem continuam dirigidos ao indivíduo sem considerar o seu contexto familiar (Friedman, 1998; Elsen et al, 2002; Hanson, 2005).
Seja qual for o tipo de família que encontremos «todas se organizam através de uma estrutura de relações onde se definem papeis e funções conformes às expectativas sociais» (Relvas, 2004,p.14). Whall e Fawcett identificam como atributos do conceito de família: 1. um sistema ou unidade social auto-definida pelos seus membros, não constante, ou seja mudança e desenvolvimento são-lhe inerentes; 2. os seus membros podem ou não estar relacionados por nascimento, adopção ou casamento e podem ou não viver sob o mesmo tecto; 3. a unidade pode ou não ter crianças dependentes; 4. é necessário haver compromisso e afecto entre os seus membros que se desenvolve ao longo do tempo e têm um projecto futuro;