Familia direito e sociedad
Introdução .............................................................................................................................. (1)
A violência contra a mulher e as instituições políticas e judiciárias ................................................................................ (2)
Da defesa da mulher à defesa da família ........................................................................................................................... (3- 5)
A importância da perspectiva relacional no tratamento da violência ...........................................................................( 6-7)
Conclusão...............................................................................................................................( 8)
Bibliografia........................................................................................................................... (9)
Introdução
O drama da violência contra a mulher faz parte do cotidiano das cidades, países e do mundo. É um fenômeno antigo, silenciado ao longo da história. É uma questão social e impõe-se a participação de todos para sua prevenção.
Este trabalho foi uma reflexão elaborada em meio a um esforço conjunto de discussão com base no que no foi apresentado em sala de aula pela professora Lívia, tendo como texto inicial o artigo "Violência e gênero. Novas propostas velhos dilemas. Que tem como autoria: Guita G. e Maria Filomena Gregori.
A violência contra a mulher e as instituições políticas e judiciárias
Observando as mulheres nas delegacias e nas audiências não é possível afirmar que a busca de ajuda policial seja realizada a partir deste auto-reconhecimento como sujeito de direitos. Por outro lado, deve-se considerar também que as Delegacias não se