Familia contemporanea
Vanessa Silva Barbosa
Uma analise da família contemporânea
Guarabira
2011
Vanessa Silva Barbosa
Uma analise da família contemporânea
Trabalho apresentado à disciplina Produção textual individual da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof. Lisnéia, Márcia, Sérgio e Adarly
Guarabira
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1FAMILIA CONTEMPORANEA 4
2.1.1 Familias e suas inflencias em busca de uma igualdade 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
REFERENCIAS............................................................................................................7
INTRODUÇÃO
As famílias dependiam do trabalho dos filhos considerados como “a riqueza do pobre”, o que talvez explique a prole numerosa nas classes mais baixas. Da família hierarquizada era rigidez dos padrões de comportamento em que os critérios de certo e errado determinavam a aplicação dos “mecanismos corretivos”, inclusive os castigos físicos.
A busca de igualdade se faz sentir em todos os momentos da vida: decisões conjuntas, cuidados compartilhados com os filhos, fidelidade, compromisso recíproco, prazer, direito de ambos.
DESENVOLVIMENTO
O conceito de respeito mudar: compromisso com a verdade, relações com os filhos, horizontalizarão, estímulo à livre expressão de idéias e sentimentos, diferenças são valorizadas e consideradas fator de enriquecimento, conceitos de certo e errado, atendo-se a fatores subjetivos.
... favorece um engajamento social que cria para o individuo uma espécie de ordem, na qual sua vida adquire um sentido, constituindo-o como sujeito. De certa forma ela prepara o individuo para o enfrentamento social, pois é nela que os fortes sentimentos de ódio, amor, ciúme, inveja, etc, aparecem, e ainda podem ser trabalhadores dentro de um ambiente efetivo e acolhedor, a que não acontece com as