Familia cono instituição social
Prof.: Vanderlei Defreyn
Aluno: _________________________________Turma: _____
1 - Família como instituição social
Instituição social
Instituições sociais servem, por um lado, para organizar a sociedade e evitar que tudo se torne um caos. Por outro lado, para que isto aconteça, as instituições sociais tendem a regular e controlar a vida dos indivíduos, tendo também poder coercitivo, aceito pela maioria dos membros da sociedade.
Dentre as instituições sociais, a mais difundida em todas as sociedades é a família. Por isto se diz que ela é uma instituição universal. Mas ela assumiu diferentes formas em outras épocas e lugares. Veja mais sobre isto abaixo:
No Brasil estamos acostumados a um tipo de família composta por dois adultos – um homem e uma mulher, os cônjuges – e uma ou mais crianças - os filhos. Em outras épocas e lugares, porém, a família pode ter se configurado de forma diferente. Podemos, assim, classificar a família em dois tipos básicos:
→ Família conjugal ou nuclear – reúne marido, mulher e os filhos.
→ Família consangüínea ou extensa: engloba, além do casal, outros parentes, como avós, netos, genros, primos, sobrinhas.
Funções tradicionais da família
Tradicionalmente a família tinha a tarefa de realizar as seguintes funções sociais:
→ Função sexual ou reprodutiva: garante a satisfação dos impulsos sexuais dos cônjuges e perpetua a espécie humana com a geração de filhos. (Veja, na nota de rodapé, um bom exemplo da idéia de casamento como lugar legítimo para a satisfação das necessidades sexuais na crítica do reformador Martinho Lutero à prática do celibato católico. Lutero era monge e depois de ter iniciado a Reforma, abandonou o voto de castidade e casou-se).
→ Função econômica: aquela que assegura os meios de subsistência e bem estar de seus integrantes.
→Função de educação ou socialização: responsável pela transmissão à criança dos valores e padrões culturais da sociedade. Ao cumprir essa função, a família