Famigerado - guimarães rosa
Autor : Guimarães Rosa
O Texto de Guimarães Rosa, Famigerado, nos mostra variações linguísticas e a falta do domínio linguístico de um justiceiro, que procura alguém em sua pequena cidade para que lhe tire uma dúvida, ele necessita saber o significado de famigerado , ele então vai tirar suas dúvidas com o farmacêutico da humilde vila, mas nem ele mesmo sabia dizer corretamente a palavra, então vai tentando dizer do seu jeitinho, fasmigerado... faz-me-gerado... falmisgerado... familhasgerado... Queria muito saber o significado, ele não sabia se havia recebido um elogio ou uma critica de um homem do governo. Naquela região haviam poucas pessoas estudadas, tinha o padre, com quem Damázio o justiceiro não tinha muita amizade, e o farmacêutico, que está disposto a ajudá-lo, pois não se continha de tanto medo.
Então o farmacêutico lhe explica o significado da palavra que o tinha levado até sua casa, célebre, notório, notável. Como o justiceiro era de um vocabulário pobre, ele continuou sem entender, o farmacêutico tentou novamente uma explicação com palavras mais simples então explicou-lhe que havia recebido elogios do tal homem, famigerado era uma pessoa que merecia louvor, respeito e acrescentou que queria ele ser uma hora dessas, um famigerado.
O justiceiro agradece ao amigo por sua informação, e vai embora feliz por saber que famigerado é apenas uma palavra feia, estranha, mas feliz pelo seu significado.
O texto conta com uma diversidade grande de variações linguísticas, palavras desconhecidas. Pessoas de um mesmo grupo social expressam-se com falas diferentes de acordo com as diferentes situações do seu uso, sejam situações formais, informais ou de outro tipo, no caso do texto, que aparentemente se passa no sertão , em uma pequena cidade, onde quase ninguém tinha estudo, tanto que o justiceiro teve que percorrer uma certa distancia, até encontrar uma pessoa provida de mais estudo para saber o significado da palavra “famigerado”. Cada região