famaz
Pode a sociedade perpetuar os valores humanos frente a instabilidade axiológica emergente, ou seja, à inovação de um novo tempo?
VALORES:
São o conjunto de características de um determinado indivíduo ou organização, as quais determinam a forma como os mesmos se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente.
SISTEMA SOCIAL:
Compreende séries padronizadas - ou padrões de comportamento – em nível interindividual, intergrupal e interinstitucional, formando um todo coerente.
VALORES HUMANOS:
São os valores morais que afetam a vida das pessoas, os quais também podem ser considerados valores sociais e éticos, e constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade.
A maior crise (angústia, desafio) que hoje enfrenta o ser humano é exatamente a crise de valores, pois esta afeta a humanidade como um todo, passando ela a viver de forma mais egoísta, cruel e violenta.
É imperativo enfatizar a importância da multiplicação de bons exemplos na sociedade, da manutenção de tradições saudáveis, fatos que auxiliam tanto o crescimento quanto o desenvolvimento social.
A transmissão de valores humanos consiste na base de um futuro mais pacífico e sustentável.
RICORSI
Giambatista vico considerava a história como “corsi” e “ricorsi” (fluxo e refluxo).
Sendo “corsi” o passo ou evolução de algo no tempo; “ricorsi” a volta ou retorno de algo ao lugar de onde saiu.
Para mensurar a evolução das sociedades e seus valores, é importante investigar com minúcia o conceito de tradição.
TRADIÇÃO
É a herança sociocultural acrescida dos valores e conquistas do presente, que liberta, orienta e ilumina os passos da sociedade para o desenvolvimento.
É o que garante a unidade ou elo histórico, da diversidade de época, regimes, interesse e aspirações.
Tradição-Luz: fornece o elo com o passado e impulsiona o desenvolvimento futuro.
Tradição-Freio: apego radical ao