Falência de Empresas
Problema: Quais os fatores que levam uma pequena empresa a decretar falência?
Lidar com o fechamento de uma empresa é uma situação delicada para qualquer empresário. Os sentimentos de frustação, tristeza e arrependimento podem fazer com que ele desista de ter o próprio negócio e procure alguma atividade como empregado. Por outro lado, fracasso pode ser uma chance de repensar os erros cometidos e tirar lições para uma nova empreitada. A importância de se fazer uma pesquisa com esse tema é orientar os pequenos empreendedores as falhas cometidas, que talvez sem o auxílio necessário pareça irrelevantes.
Para iniciar o trabalho foram levantadas as seguintes hipóteses, que talvez influenciem no fechamento de uma empresa:
1. Falta de Planejamento;
2. Copiar modelos existentes;
3. Não acompanhar a rotina da empresa;
4. Descontrole do fluxo de caixa;
5. Falta de divulgação da marca;
6. Não se adaptar as necessidades do mercado.
Nesse período, o negócio tem recursos limitados, nome desconhecido o mercado e pouco dinheiro em caixa. Um erro pode determinar o fim de suas atividades.
“Empreender é uma atividade de risco, é preciso cuidar do negócio durante todo o tempo em que ele estiver no mercado” Pedro Gonçalves – Economista do SEBRAE/SP
O método que será utilizado é :
Pesquisa bibliográfica sobre o assunto, tal estudo nos informará sobre a situação atual do problema, sobre trabalhos já realizados a respeito e sobre as opiniões reinantes, permitirá o estabelecimento de um modo teórico inicial de preferência, auxiliará no estabelecimento das variáveis e na própria elaboração do plano geral de pesquisa.
Questionário com pequenos empreendedores para saber se eles tem conhecimento sobre os motivos que levam a empresa a fechar as suas portas, e levantamento de dados para relacionar as hipóteses elaboradas.
Fazer uma pesquisa para levantamento de dados com o Serviço Brasileiro de Apoio às