Falência de empresas familiares
Apresentar-se-á neste trabalho, as características de empresas familiares que não foram bem sucedidas em suas empreitadas no mundo dos negócios (a falência que é uma realidade maior do que se pensa), mostrando o funcionamento do processo de falência e quem são os responsáveis por esse processo.
Apresentado as características de uma empresa familiar, como funciona a estrutura desse tipo de empresa que tem como base a própria família, pontos focais que um empreendedor familiar deve se atentar para não cair em decadência, como o processo sucessório deve acorrer para que todas as partes não saiam prejudicadas no futuro, o melhor momento para pensar na sucessão e como sair da dessa fase que muitas vezes é a causa da falência.
Foi adotada a análise de estudo de caso que faz um comparativo entre empresas que não souberam preparar o sucessor para assumir o lugar do fundador caindo assim na falência e mostrar como as bem sucedidas se preparam para essa escolha.
SUMÁRIO INTRODUÇÃO 8
CAPITULO I - Como caracterizar o processo de falência de uma empresa. 1.1. O que é falência? 9 1.2. Etapas da falência 9 1.3. Fases da falência 10 CAPITULO II – Empresa familiar. 2.1. Características de uma Empresa Familiar. 11 CAPITULO III – Sucessão Familiar. 3.1. Desafio do Empreendedor 13 3.2. Qual o momento certo de pensar na sucessão? 14 3.3. Preparo do sucessor 15 3.4. Ferramentas modernas para ter sucesso na sucessão 15
CAPITULO IV - Empresas Familiares que Faliram. 4.1. Arapuá 17 4.2. Casa Jose Silva 17
CAPITULO V - Empresas Familiares que tem sobrevivido há décadas. 5.1. Grupo Pão de Açúcar. 18 5.2. Grupo Gerdau 18
5.3. Família Matarazzo 19
CONSIDERAÇÔES FINAIS 22
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
INTRODUÇÃO
Serão apresentados nesse trabalho conceitos, características,