Falta de água
A quantidade de água doce no mundo em rios e lagos é suficiente para atender a populaçãomas, apesar disso existe um cenário de escassez que se deve à irregularidade na sua distribuição, ao aumento das demandas e a degradação da sua qualidade.
Desta maneira, parte da água já perdeu a característica de recurso natural renovável, principalmente nas áreas densamente povoadas devido a processos de urbanização, industrialização e produção agrícola. Sendo necessária uma maior conscientização no uso da água, por parte da população e, por parte do governo, um maior cuidado com a questão do saneamento, abastecimento e conservação da água.
Para a conservação de água existem medidas convencionais e medidas não convencionais, sendo o sistema de aproveitamento de água da chuva para consumo não potável uma medida não convencional. Atualmente o aproveitamento de água da chuva é praticado em países como Estados Unidos, Alemanha, Japão, entre outros. No Brasil, o sistema é utilizado em algumas cidades do Nordeste.
Neste trabalho será discutida a falta de água no mundo e no Brasil e a utilização das águas da chuva como uma alternativa de reaproveitamento da água em atividades humanas.
1 A FALTA DE ÁGUA
1.1 A falta de água no mundo
A quantidade de água doce em rios e lagos no mundo é suficiente para atender de 6 a 7 vezes o mínimo anual que cada habitante do Planeta precisa. Apesar de parecer abundante, esse recurso é escasso representando apenas 0,3% do total de água no planeta sendo que 2,5% da água doce está nos lençóis freáticos e aqüíferos, nas calotas polares, geleiras, neve permanente e outros reservatórios, como pântanos, por exemplo.Além disso, sua distribuição é irregular,estando os fluxos concentrados nas regiões intertropicais, que possuem 50% do escoamento das águas,nas zonas temperadas, estão 48%, e nas zonas áridas e semi-áridas, apenas 2%.
Outro problema que agrava ainda mais a situação é que as demandas de uso também são diferentes,