falta de vitamina A
A xeroftalmia é uma avitaminose causada pela deficiência de vitamina A no sangue. Ela causa o olho seco, pois impede a produção de lágrimas e dificulta a visão, principalmente à noite. Essa desordem faz com que as glândulas ópticas sejam obstruídas e não consigam produzir normalmente a secreção lacrimal, que tem a função de lubrificar o globo ocular. Em conseqüência disso, estruturas importantes são afetadas, tais como a córnea e a conjuntiva, que se apresentam desidratadas e atrofiadas. Também pode ocorrer o surgimento das manchas de Bilot, que são manchas brancas ou acinzentadas na superfície da esclerótica (parte branca do olho)
A xeroftalmia também pode estar relacionada à Síndrome do Sjögren, uma doença autoimune na qual as células de defesa do organismo acometem e destroem as glândulas exócrinas, responsáveis pela produção da lágrima.
Nesta doença ocorre uma degeneração de estruturas importantes do olho, que ficam secas e atrofiadas levando a uma falta de produção de lágrimas, que causa o olho seco.
‘ Ela também é chamada de cegueira noturna e também pode ser causada pelo mau uso de lentes de contato. A pessoa inicialmente sente os olhos arder, ficam vermelhos e têm vontade de coçar. Com o passar do tempo ela nota uma maior dificuldade de ver bem durante a noite.
CARACTERISTICAS
A degeneração da conjuntiva e da córnea, que se apresentam secas, enrugadas e atrofiadas.
As glândulas ópticas, obstruídas, deixam de produzir a secreção lacrimal responsável pela lubrificação do globo ocular.
Também pode atingir coelhos.
SINTOMAS
Sensação de ter areia nos olhos,
Olhos vermelhos,
Pálpebras pesadas,
Aumento da sensibilidade à luz,
Visão embaçada,
Fazer esforço para tentar ver melhor.
O TRATAMENTO
O tratamento da xeroftalmia varia conforme a sua causa. Se a doença for consequência de uma deficiência de vitamina A, é necessário identificar a origem dessa avitaminose (baixo consumo, má absorção da vitamina pelo