Falta de controle financeiro atrapalha o bom desempenho das organizações
Qualquer empresa tem seu foco na sua atividade fim, as vezes esquecem da importância do controle e acompanhamento do setor financeiro.
O departamento financeiro das organizações precisa de uma atenção especial, se a saúde financeira não andar bem os reflexos são percebidos por todos os setores atrapalhando as atividades da empresa; mesmo que a falta de controle não afete tão claramente a falta de dinheiro mas pode-se perceber que esse dinheiro não está sendo bem aproveitado.
A empresa pode faturar bem, mas se houver uma má administração dos recursos haverá desperdícios e mal administração do dinheiro em caixa.
Uma empresa que não mede, não controla seu fluxo de caixa, entrada e saída de dinheiro, perde dinheiro que deveria estar sendo aplicado ou investido.
Os erros mais comuns na administração financeira é misturar as despesas dos sócios com as despesas da empresa, a falta de limites leva a despesas desenfreadas é necessário estabelecer um valor fixo de retirada que seja saudável para empresa.
Falta de registro e desconhecimento das despesas também é um erro que leva a negativação do caixa sem esse controle é impossível projetar o que é preciso poupar, conhecer os custos fixo e variáveis ajuda no planejamento financeiro.
O cheque especial pode ser um aliado, se for utilizado esporadicamente para suprir uma necessidade de caixa por um período curto de tempo ou um vilão caso sua utilização seja constante, é uma linha de crédito com os maiores juros do mercado.
Pequenas atitudes diárias de controle podemos eliminar alguns desses problemas melhorando a saúde financeira da empresa. Com o controle de caixa teremos conhecimento das receitas e despesas da empresa.
O fluxo de caixa projeta valores a receber e a pagar indicando se teremos falta ou sobra de dinheiro para honrar com os compromissos. Para um eficiente controle de caixa é necessário separar os gastos em grupos, plano de