falta da no brasil água
A água é o constituinte químico mais abundante na célula de um ser vivo, participando diretamente dos principais processos vitais do mesmo, sendo essencial desde a fotossíntese até a síntese da glicose, o principal alimento energético das células de um ser vivo.
A água no Planeta
A quantidade de água disponível
Atualmente, 70% da superfície da Terra são coberta por água, ou seja, 1,5 milhões de km2 e, a quantidade de água doce no mundo estocada em rios e lagos, pronta para o consumo, é suficiente para atender de 6 a 7 vezes o mínimo anual que cada habitante do Planeta precisa.
Mas apesar de parecer abundante, a água hoje é um recurso escasso, pois 98% dessa água são salgadas e impróprias para o uso, a menos que passe pelo procedimento da dessalinização (oneroso e desgastante para suprir grandes populações). Os 2% restantes são de água doce, onde boa parte aparece retida, nas geleiras, em calotas polares, na forma de neve permanente, ou então na forma de águas subterrâneas (lençóis freáticos e aquíferos) e até em outros reservatórios, como pântanos, por exemplo. Ou seja, apenas 0,5% da água do planeta Terra estão disponíveis aos seres vivos.
A crise da água
A crise da água no nível em que conhecemos hoje, se deve essencialmente, em função do crescimento desordenado das cidades, que gera dois graves problemas: a poluição e o consumo. A poluição é determinada pelo lançamento e acúmulo, de esgotos domésticos (90% dos esgotos domésticos) e de despejos industriais (70% dos afluentes industriais) os quais são jogados sem tratamento nos rios, açudes e águas litorâneas.
Já o consumismo, atende ao desperdício praticado num grau simplesmente absurdo por toda a população mundial, pois estudos feitos pela UNESCO mostram que, desde o começo do século, o consumo d’água aumenta numa proporção de duas vezes o crescimento populacional. A previsão é de que nos próximos 50 anos, o consumo de água deverá superar a quantidade disponível para o uso.