falsificacionismo
1.Uma particularidade lógica para apoiar o falsificacionista:
Não é possível chegar a teorias universais somente através de deduções lógicas. Mas partindo de proposições de observações singulares como as premissas, podemos chegar a falsidades de certas leis por dedução lógica:
Premissa:Um corvo, que não era preto, foi observado no local x, no momento m.
Conclusão: Nem todos os corvos são pretos.
Assim, essa teoria lógica é valida, já que usou-se de argumentos, e a premissa e a conclusão não se contradizem.Outro exemplo é se, na observação de um teste em que um peso de 10kg e um de 1kg em queda livre, movem-se ao encontro do chão quase na mesma velocidade. Então a afirmação de que ‘os corpos caem a velocidades proporcionais aos seus pesos’ é falsa. O falsificacionista deve explorar ao máximo esta particularidade.
2.A falsificabilidade como um critério para teorias: A ciência seria um conjunto de hipóteses para explicar alguns aspectos do universo .Todavia, nem toda hipótese fará isso, para ser ideal ela deve ser falsificável. Um exemplo de teoria falsificável é ‘ Nunca chove às quartas-feiras’ ,pode ser falsificada com a observação da chuva caindo em uma quarta-feira. Já neste exemplo ‘ Ou está chovendo