Fallas
Las Fallas (em castelhano) ou Les Falles (em valenciano) é uma festa típica da cidade de Valência, na Espanha. Durante a festa, que ocorre no dia 19 de março, dia de São José segundo a Igreja Católica, grandes figuras satíricas feitas de papel machê chamadas fallas são queimadas nas ruas e praças da cidade.
Introdução
No catalão medieval, o termo falla servia para denominar os fachos que se colocavam no alto das torres de vigilância. Deriva do latim facula. No Llibre dels Fets (a primeira das quatro grandes crônicas de Jaime I), cita-se que as tropas do rei Jaime levavam falles para alumiar. As festas atuais se caracterizam por colocar, nas ruas, figuras ou esculturas denominadas fallas, tradicionalmente de madeira e papelão, embora hoje em dia se façam em geral de poliestireno e madeira. Essas figuras são colocadas antes do dia 15 de março pela manhã (a chamada nit de la Plantà), queimando-se-as quatro dias depois, na noite do dia de São José, à meia-noite (nit de la Cremà). As festas têm origem na cidade de Valência, mas, hoje em dia, celebram-se em muitos outros locais da província de Valência (por exemplo, Alzira, Benicarló ou Gandía) e mesmo noutros países (como na Argentina).
A festa de uma cidade
As Fallas são uma festa com uma arraigada tradição na cidade de Valência e povoações circundantes. Atualmente, esta festividade converteu-se num atrativo turístico muito importante. As suas origens são realmente singelas: uma simples queima de restos das oficinas de carpintaria. Mas a inventiva do povo valenciano foi aglutinando todos os traços próprios da sua cultura e história.
Poder-se-ia dizer que é o carnaval da cidade de Valência, onde toda a picaresca e crítica se representam nos monumentos (de tal forma que, ao queimá-los, se eliminam simbolicamente os problemas e males). Também nesta festa se unem vários aspectos que definem uma cultura, entre eles o lume, a música, a pólvora e a rua. Quase em cada rua da cidade há um casal faller que,