Falhas geólogicas
I. Introdução De uma forma clara e resumida, o presente trabalho fala sobre as falhas geologias. Nele podemos saber mais sobre as falhas geológicas desde a definição, elementos das falhas, tipos de falhas, e muita outra informação que poderemos observar no decorrer do presente trabalho.
1. Definições
• Falha é uma descontinuidade planar entre blocos de rocha, os quais apresentam movimentos relativos entre si.
• Uma falha é o resultado de extensão, distensão ou torção. Suas dimensões variam da escala mineralógica às escalas continentais (Ex. Falha da Lancinha, Falha de San Andreas).
• Zona de Falha: É uma região onde há vários planos de falhasparalelos ou entrelaçados (anastomosados). É frequente sua localização em zonas de deformação rúptil.
2.Evidências do Movimento das Falhas
- Camadas-guia; drag de falha; estrias de falha; espelho de falha; brechas de falha (cataclasito/milonito)
O plano que divide os dois blocos tem o nome de plano de falha. Com frequência, os blocos ao deslizarem um pelo outro deixam marcas dessa movimentação no plano de falha. Essas marcas chamam-se estrias e são uma boa indicação do tipo de movimento que ocorreu. Por vezes, o plano de falha, devido à fricção e à temperatura atingidas aquando da movimentação, fica bastante polido. Nestas condições, é costume dizer-se que existe um liso ou espelho de falha.. A falha é caracterizada essencialmente pela direcção e pela inclinação do plano de falha.
Devido à movimentação ocorrida na falha, dois pontos previamente adjacentes (ditos pontos homólogos) ficaram afastados de determinada distância. Essa distância é designada por rejeito da falha. É frequente utilizarem-se, também, as designações de rejeito horizontal (distância, na horizontal, que separa dois pontos homólogos), e rejeito vertical (distância, na vertical, que separa dois pontos homólogos). Como é evidente, a adição vectorial destes dois rejeitos dá o rejeito real.
2.1. Tipos de movimentos Falhas