Falhas - Ciência dos materiais
Andressa Ferreira Araujo1
2
RESUMO
Este trabalho apresenta uma breve explicação falhas em materiais. A falha é basicamente a separação de um corpo em duas ou mais partes respondendo a uma tensão qualquer de natureza estática e em temperaturas que são baixas em relação a sua temperatura de fusão. Serão citados três tipos de falhas: fratura, fadiga e fluência.
Palavras-chaves: Falhas, Fratura, Fadiga, Fluência.
ABSTRACT
This paper presents a brief explanation flaws in materials. Failure is basically the separation of a body into two or more parts answering any tension and static nature at temperatures that are low relative to their melting temperature . Three types of failures are cited: fracture, fatigue and creep .
Keywords: Failures , Fracture , Fatigue, Creep .
1. Introdução
É importante conhecermos os diferentes tipos de falhas a fim de minimizar a possibilidade de ocorrencia de danos ao equipamento quando sujeito a condições extremas.
Essas falhas são causadas devido a seleção e processamento de materiais de maneira não aapropriada e um projeto inadequado do componente ou má utilização do mesmo.
Analisar uma falha é interpretar as características de um sistema ou componente deteriorado para determinar porque ele não mais executa sua função com segurança e para evitar novas falhas.
2. Desenvolvimento Fratura
Fratura é a separação de um corpo em duas ou mais partes quando submetido a um esforço mecânico. O processo de fratura envolve duas etapas: formação e propagação de trincas em resposta a imposição de uma tensão. Sendo assim, o moto da fratura é dependente do mecanismos de propagação de trincas.
Há dois principais tipos de fraturas: Fratura dútil e Fratura frágil
Fratura dútil ocorre apenas após extensa deformação plástica e se caracteriza pela propagação lenta de trincas resultantes da nucleação e crescimento de microcavidades.
Fratura frágil ocorre pela propagação rápida de trincas, acompanhada de pouca ou nenhuma deformação. Nos