Falha
UNIVERSIDADE UNISUL, SC. Brasil
Data Trabalho: 15/06/2012
Topográfica I
Prof. Dr. Gabriel Cremona Parma
Relatório de Trabalho de Campo
TITULO DO TRABALHO DE CAMPO
Integrantes da equipe de campo:
Primeiro integrante
Segundo integrante Terceiro integrante
Quarto integrante
Quinto Integrante
Sexto integrante
1. INTRODUÇÃO
O levantamento de detalhes específicos tornou-se muito importante e necessário com o passar dos anos devido ao avanço da engenharia com suas construções cada vez maiores. No dia 31 de Maio de 2012 realizou-se um trabalho de campo no campus da Ponte do Imaruim na UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina), que consistia justamente em ensinar um método muito utilizado pelos topógrafos, que é o levantamento de pontos por Irradiação.
Principal objetivo do trabalho: medir ângulos e fazer o levantamento planimétrico e altimétrico da área em questão.
Mapa de Situação: Estávamos situados no patio da UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, próximo a FMP – Faculdade municipal da Palhoça, como mostra o croqui de localização (Figura 1).
Figura 1. Croqui de Localização
Fonte: “Dos autores”
Materiais utilizados: Estação Topográfica, prisma de reflexão total e planilha de anotações.
2. DESENVOLVIMENTO
O método de medição por Irradiação consiste em determinar um ponto para fixar e aferir a estação total e a partir daí definir o Norte (Magnético ou Verdadeiro) e então fazer as devidas medições dos pontos, tomando nota dos Azimutes e das distâncias de cada ponto aferido. No trabalho realizado foi fixado o aparelho em um ponto a cinco metros do solo e com altura do equipamento 1,428m. A partir dai, foi determinado o Norte com o auxílio de uma bússula, somente depois de realizar as etapas descritas foi começada a medição dos ângulos e suas respectivas distâncias. Para realizar essa medida de ângulos e distâncias foi utlizado tambem um Prisma de Reflexão Total,