Falas De Gramatica
Oração subordinada adverbial: é toda oração que, equivalendo a um advérbio, associa-se uma oração principal, estabelecendo com ela determinadas relações semânticas que exprimem as circunstâncias em que ocorre o fato expresso pela principal.
As orações subordinadas subdividem-se em três grupos são eles:
Subordinadas substantivas, subordinadas adjetivas, subordinadas adverbiais.
Orações subordinadas adverbiais: são orações que constituem um importante conjunto de recursos lingüísticos que possibilitam estabelecer relações semânticas essenciais para a estruturação do sentido geral dos textos.
1. Orações subordinadas substantivas. Orações subordinadas substantivas são orações que exercem as funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto, tendo a mesma função que um substantivo na estrutura frásica.
2 pessoa: Daniele
A correlação causa- conseqüência
A correlação- causa conseqüência é indissociável do ponto de vista lógico; isso significa que toda causa provoca uma conseqüência, e inversamente, toda conseqüência é gerada por uma causa considere, por exemplo, estes dois fatos:
A relação causa- conseqüência que estabelece entre esses dois fatos pode ser explicitada por duas estruturas de período composto. Assim:
Á noite, choveu tanto QUE a festa na praia foi cancelada
Choveu: causa > oração principal
Que a festa na praia foi cancelada > conseqüência or. Subord. Adverbial conseqüência
No período acima, a conjução – que --- aparece na oração que exprime a conseqüência; por isso, é essa oração que se classifica como subordinada.
Como á noite choveu muito, a festa na praia foi cancelada.
Causa= oração subordinada adverbial causal > como á noite choveu muito.
Conseqüência = oração principal > a festa na praia foi cancelada
Nesse novo período, a conjução – como - aparece na oração que exprime a causa; por isso, é essa oração que se classifica como subordinada.
Compare os dois períodos e observe que a