Falas Cubismo
Thiago – 1 e 2 LEIA AS OBSERVAÇÕES NO FINAL DA PÁGINA!!!
Romeu – 3 e 4
Renan - 5 e 6
Renato – 7,8 e 9
1 - O cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, os principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque. Ele realçou os olhares diferenciados fugindo assim do usual, sempre mostrando novos modos de observar telas, imagens, pessoas, até mesmo as outras vanguardas. Cubismo foi de grande importância para não deixar as pessoas da época se prenderem somente a um modo de pensar e observar, sendo assim de forma útil, uma vanguarda de extrema importância.
2- O cubismo foi ganhando espaço para a literatura e a poesia pela influência de escritores como John dos Passos e Vladimir Maiakovski. A literatura no Cubismo também retratou a fragmentação e a geometrização da realidade por meio da linguagem: as palavras são soltas e são dispostas no papel a fim de conceber uma imagem. No Brásil, Oswald de Andrade também possui traços cubistas em seus poemas, ressaltando palavras que simulam a nossa imaginação para buscar diferentes pontos de vista.
3 - Ele tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano fazendo com que não tenha nenhum compromisso com a aparência real das coisas. O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos.
4- Picasso expos a obra “As Senhoritas de Avignon”, Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, dando assim o início dessa vanguarda. O que mais foi observado foi o fato da pintura possuir muitas formas geométricas, deixando o interlocutor incomodado ao olhar para tantos ângulos diferentes. O cubismo teve um importante sentido, os artistas queriam realçar o olhar do observador perante não somente as as obras, mas ao mundo. Atribuindo assim novos ângulos a serem observados a novas concepções a serem