Faixa de area
1. No filme “Melhor é impossível”, o protagonista Melvin apresenta comportamentos característicos de pessoas portadoras do Transtorno Obsessivo Compulsivo. Sabe-se que neste transtorno é comum o portador apresentar um conjunto de regras muito singular e peculiar. Cite ao menos três regras que Melvin apresenta no filme:
1. De ir ao restaurante almoçar sempre na mesma hora, sempre na mesma mesa e ser atendido sempre pela mesma garçonete;
2. Como ela faz para escrever seus livros, sempre tem um ritual (regras), para conseguir se concentrar e escrever, como silencio, as os objetos no mesmo lugar.
3. Como ele sempre leva seus talheres de plástico, para comer no restaurante, tendo medo que os talheres do lugar contenham alguma doença.
2. Ao conhecer e se interessar por Carol, Melvin passou a “quebrar” algumas regras para conseguir se relacionar com ela. Discuta a partir do conceito de Comportamento Modelado por Contingências, como tal mudança é possível.
Melvin apresenta muitos comportamentos governados por regras (CGR), mais muitos são comportamentos modelados por contingências (CMC), que antes pode ter começado como regras, e depois viraram modelados por contingencias. Exemplos deles são alguns como, lavar as mãos em uma sequencia de vezes, e jogar o sabonete fora, trancar três vezes a porta, não pisar linha do meio da calçada entre outras, não sabe do porque o faz, mais eles podem ter se originado de uma regra. Quando ele começa a se interessar por Carol, ele vê que seu comportamento tanto controlado por regras como o modelado por contingências, são além de inconvenientes, não considerado normal para a maioria das pessoas, sendo difícil manter um relacionamento com outra pessoa.
Para mudar muitas regras, elas não poderão ser mais reforçadas, tem a que haver mudança no reforço ou ausência dele para que elas desapareçam, e achar os motivos pela quais foram constituídas. Já para que ocorra mudança no comportamento modelado por