FAIRPLAY NO DESPORTO

382 palavras 2 páginas
FAIRPLAY NO DESPORTO

Introdução

Ideias como as do respeito pelos adversários, a recusa de situações injustas de vantagem, a modéstia no momento das vitórias e o facto de se saber perder têm servido de diferentes maneiras para definir aquilo que é melhor e mais civilizado, os limites razoáveis dos esforços para vencer, procurando manter as emoções associadas às vitórias e às derrotas, sempre sob controlo, mesmo quando elas são muito intensas.
As duas componentes fundamentais na ética desportiva são : saber perder; respeitar os adversários.
Desenvolvimento
Fair play significa muito mais do que respeitar as regras : cobre as noções de amizade , de respeito pelo outro, de espírito desportivo, um modo de pensar , e não simplesmente um comportamento.
O conceito abrange a problemática da luta contra a batota , a arte de usar a astúcia dentro do respeito das regras, o doping , a violência (tanto física como verbal) , a desigualdade de oportunidades , a comercialização excessiva e a corrupção.
O fair play é um conceito positivo. O desporto é uma atividade cultural que enriquece a sociedade e a amizade entre as nações, contando que seja praticado lealmente. O desporto é também considerado como uma atividade que, se for exercida de uma maneira leal, permite ao indivíduo conhecer-se melhor, exprimir-se e realizar-se, desenvolver-se plenamente, adquirir uma arte e demonstrar as suas capacidades; o desporto permite uma interação social ; é fonte de prazer e proporciona bem-estar e saúde. O desporto, com o seu vasto leque de clubes e de voluntários , oferece a ocasião de o indivíduo se envolver e de tomar responsabilidades na sociedade. Além disso, o envolvimento responsável em certas atividades pode contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade para com o meio ambiente.
Conclusão
A participação das crianças e dos adolescentes nas atividades desportivas situa-se num ambiente social mais alargado. A sociedade e o indivíduo só poderão aproveitar plenamente as

Relacionados