Fagocitose e Pìnocitose
É a digestão celular de grandes partículas pelo processo no qual bactérias, tecidos mortos ou outras porções de material visível ao microscópio são englobados por células como os leucócitos (glóbulos brancos) e os macrófagos.
Os leucócitos, eritrócitos e plaquetas são elementos celulares presentes no sangue, onde ficam suspensos no plasma. Os leucócitos ou glóbulos brancos, que são células de defesa integrantes do sistema imunitário; os eritrócitos, glóbulos vermelhos ou hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea.
Os glóbulos brancos são produzidos uma parte na médula óssea (granulócitos, monócitos e alguns linfócitos) e a outra parte no tecido linfático (linfócitos e plasmocítos) que depois de formados serão transportados para alguns locais do corpo onde tiver necessidade. Como em áreas de infecção e inflamação graves, promovendo rápida defesa contra agentes infecciosos.
Os tipos de leucócitos são seis que estão presentes no sangue: neutrófilos polimorfonucleares, eosinófilos, polimorfonucleares, basófilos polimorfonucleares, monócitos, linfócitos e ocasionalmente plamocítos. As plaquetas que são semelhantes a leucócitos encontrados na médula óssea. Os três primeiros tipos de células, tem aparência granular (granulócitos), devido ao seu multiplos núcleos.
102489028321000 Imagem 1 – Sistema Imunitário Fonte: Google imagem
Os macrófagos são células de grandes dimensões, ricos em lisossomas, que fagocitam elementos estranhos no nosso corpo. Os macrófagos derivam dos monócitos do sangue e de células conjuntivas ou endoteliais, que também fazem a defesa do organismo contra infecções. Um exemplo é o útero, após o parto sofre uma diminuição de tamanho devido a ação dos macrófagos.
Então a fagocitose está ligada diretamente ao processo imunológico, quando na corrente sanguínea é identificado um corpo estranho que será englobado e