fagdysgdasgdu fiahdisdia
2467 palavras
10 páginas
Impressora Jato de Tinta As impressoras a jato de tinta utilizam sistemas dotados de uma cabeça de impressão ou cabeçote com centenas de orifícios que despejam milhares de gotículas de tinta por segundo, comandados por um programa que determina quantas gotas e onde deverão ser lançadas as gotículas e a mistura de tintas. os pontos são extremamente pequenos (geralmente entre 50 e 60 mícrons de diâmetro), tão pequenos que são mais finos que o diâmetro de um cabelo humano (70 mícrons)
A gotícula de tinta (toner) é borrifada através da ação de um transdutor piezoelétrico que existe no interior da cabeça, conforme mostra a vista em corte .
Ao se aplicar um pulso de comando (tensão) ao transdutor, ele deforma produzindo assim a pressão mecânica que empurra a gotícula de tinta através da abertura da cabeça de impressão.
Como os pulsos de comando são extremamente curtos, pode-se obter uma boa velocidade de impressão além de uma excelente definição da imagem impressa. Por esse motivo, essas cabeças permitem a impressão de imagens com muitos detalhes, inclusive figuras e fotos e até mesmo imagens em cores.
Para as imagens em cores temos quatro reservatórios de toner, sendo um de tinta preta e outros três nas cores básicas que permitem a obtenção de qualquer outra cor por combinação.
Encontramos então quatro circuitos de comando que determinam a cor de cada ponto de imagem a partir de um processamento.
A definição da imagem de uma impressora desse tipo é dada em termos de pontos por polegada ou "dots per inch" (dpi), podendo ultrapassar os 360 x 360, onde os valores determinam a definição no sentido horizontal e vertical.
Evidentemente, esta definição significa que pontos de imagem extremamente pequenos devem ser produzidos o que nos leva a furos de dimensões extremas na cabeça, o que também exige muito cuidado com a qualidade do toner e o próprio manuseio da cabeça de impressão.
Abaixo temos uma vista mais completa de uma cabeça de impressão que