fafica
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru
Reconhecida pelo Decreto 63.990 de 15.01.1969 D.O.U. 17.01.1969
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TIPOS SOCIETÁRIOS
ANA MARIA MARQUES
Caruaru, 2014
ANA MARIA MARQUES
TIPOS SOCIETÁRIOS
Trabalho apresentado para a disciplina de Contabilidade Avançada, do Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru como parte de seu critério de avaliação.
Professora: Ilka Gislayne
Caruaru, 2014 SUMÁRIO
1
REFERENCIAL TEÓRICO.......................................................................................
03
REFERENCIAS...........................................................................................................
08
Tipos societários no direito brasileiro para as sociedades empresárias
1. Sociedade em sentido amplo
A manifestação da idéia de Sociedade vem de longas datas. O Código de Manu (Índia, 1.400 a.C.) já tratava desta questão, expressando naquela época que "Quando vários homens se reúnem para cooperar, cada um com o seu trabalho, em uma mesma empresa, tal é a maneira por que deve ser feita a distribuição das partes" (art.204). ( Novo código civil comentado. Coordenador Ricardo Fiúza. Saraiva, 2002. Página 887, Doutrina ).
Observando o escrito citado, percebe-se que a Sociedade já naquela época era entendida como um pacto de cooperação bilateral ou plurilateral.
Modernamente o código em seu artigo 981 trás o conceito básico de Sociedade em sentido amplo, não se vinculado neste caso somente ao aspecto empresarial. Assim, pelo diploma legal, celebram contrato de Sociedade as pessoas que reciprocamente se