fadm
Nesse sentido, a escola clássica surge com a revolução industrial devido a necessidade de sistematizar os conhecimentos empíricos referentes a administração. Assim, embora as questões técnicas tenham prevalecido, diversos questionamentos humanos foram importantes: como dividir o trabalho? Quem faz cada tarefa? Quem manda em quem? Como motivar o trabalhador?
Um dos teóricos que merece destaque é Taylor. Conhecido atualmente como uma pessoa que desumanizou o trabalho, devido ao exagero da racionalização do trabalho para suprir a necessidade da passagem da produção artesanal para a em serie. Tal característica dada a Taylor nos leva a alguns questionamentos: será que podemos julgar uma pessoa que viveu a um século atrás com nosso valores atuais? Embora para nos pareça absurdo a racionalização do trabalho proposta por Taylor- em que haveria uma única maneira para executar o trabalho, como se existisse uma formula para realizar o trabalho para que a eficiência fosse maximizada- e o trabalho em excesso realizado pelos operários naquela época, tal julgamento que fazem de Taylor é fruto de anacronismo e da falta de conhecimento. Falta de conhecimento pois apesar de Taylor racionalizar o trabalho ele propôs diversas medidas benéficas para o homem como: cooperação entre o administrador e o operário; divisão de trabalho entre a gerencia e trabalhadores; visar o máximo de prosperidade tanto para o patrão como para o empregado.
Outro teórico importante foi Fayol, sendo o primeiro a formular uma teoria mais geral da administração- enquanto os outros preocupavam-se apensa em aumentar a eficiência- que possui até hoje