Faculdade
Secção de Neonatologia da SPP
DOENÇAS INFECCIOSAS DO RN, RISCO DE CONTÁGIO E MEDIDAS A TOMAR
_______________________________________________________________________ Sífilis
Um RN com sífilis congénita é altamente contagioso. Dê banho com água e sabão e manipule com luvas pelo menos nas primeiras 24 h após início da terapêutica com penicilina. Durante este período todo o manuseamento do RN, como aspiração nasofaríngea, entubação nasogástrica, limpeza de lesões cutâneas e mucosas e colheita de produtos, deve ser realizada com luvas. O Treponema pallidum é rapidamente inactivado pela secagem, pelo calor e pelo sabão.
Oftalmia gonocócica
O exsudado ocular de um RN com oftalmia gonocócica é altamente contagioso. Devem ser usadas medidas de isolamento de contacto – uso de luvas para lavagem dos olhos e aplicação tópica de antibiótico.
Toxoplasmose
Um RN com toxoplasmose congénita não constitui risco infeccioso acrescido. Não ocorre transmissão do Toxoplasma gondii de pessoa a pessoa, apesar do parasita estar presente nos pulmões, saliva, expectoração, rins e intestino do RN infectado.
RN de mãe com Hepatite A
A transmissão vertical da hepatite A é muito rara mas, se a mãe iniciou icterícia uma semana antes do parto, o RN deve ser considerado potencialmente contaminado. Devem ser tomadas medidas de prevenção em relação às fezes. A mãe deve ter uma preocupação especial com a lavagem das mãos antes de tratar do filho. O aleitamento materno é permitido.
RN de mãe com Hepatite B e Hepatite C e VIH positiva
Estes RN devem ser considerados potencialmente infectados. Devem usar-se luvas para dar banho após o nascimento. A extracção de sangue e cuidados de higiene como lavagem do períneo, aspiração de secreções e entubação nasogástrica devem ser realizados com luvas. O aleitamento materno é permitido nos casos de mãe com hepatite B e C.
Varicela/Zoster
O vírus da varicela zoster é