Faculdade
CAMPUS DE XANXERÊ
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CURSO DE ENGENHARIA BIOENERGÉTICA
ÁGUA PARA RESFRIAMENTO
XANXERÊ – SC
2013
ÁGUA PARA RESFRIAMENTO
Trabalho presentado ao 7° período do Curso de Engenharia Bioenergética, Área de Ciências Exatas e da Terra, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc Campus de Xanxerê, como requisito de avalição parcial.
Orientador: Prof. Hevelin Tabata Boni
XANXERÊ – SC
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 FUNCIONAMENTO DA ÁGUA PARA RESFRIAMENTO 5 2.1 PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO 6 2.2 VARIÁVEIS DE PROCESSO E ESPECIFICAÇÃO DA TORRE DE RESFRIAMENTO 7 2.3 ASPECTOS OPERACIONAIS 7
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO
As torres de resfriamento são utilizadas em muitas indústrias de todo o mundo. Estes circuitos para resfriamento da água são usados nos casos onde é impossível utilizar água fresca para refrigeração. O uso da água de resfriamento deve ser minimizado e o sistema todo deve ser protegido contra corrosão, sedimentos e crescimento biológico. A prevenção dos efeitos ambientais negativos e a formação de legionella são preocupações primárias. Os três principais problemas relacionados ao tratamento de águas em sistemas de água de resfriamento podem ser separados em: corrosão, deposição ou incrustação e crescimento microbiano. Esses três tipos de problemas ocorrem sempre em conjunto, interligados, variando de intensidade de acordo com as características das águas, condições ambientais e sistemas industriais. Há necessidade de se controlar estes problemas para que se obtenha a maximização do rendimento e da vida útil dos equipamentos de troca de calor e do sistema de resfriamento como um todo.